Como decorar o quarto do seu filho em um espaço pequeno
Psicólogos afirmam que para um desenvolvimento saudável, crianças precisam de ambientes adequados, estimulando criatividade e organização. Nesse sentido, o desafio de projetar um quarto infantil quando se tem espaços reduzidos é realidade para quem vive em apartamentos. Por isso, separamos alguns pontos que devem ser considerados ao decorar um novo cômodo para seu filho.
Iluminação para conforto e amplitude
Iluminar adequadamente um quarto torna o ambiente agradável e amplo para lazer e descanso das crianças. Para tanto, a escolha de lâmpadas amareladas dão maior sensação de aconchego ao quarto. Também é importante considerar a disposição das lâmpadas dentro do cômodo: além da iluminação geral do ambiente, por exemplo, o uso de abajur próximo a cama.
Cores
As cores são grandes influenciadores de humor e personalidade. O uso de tons pastéis (tonalidades mais claras) trazem maior tranquilidade para a criança, bem como o jogo entre paredes coloridas e brancas. Também é importante usar tintas atóxicas, sem cheiro e antimofo no ambiente.
Para qualquer cômodo de dimensões pequenas a melhor escolha para paredes e móveis são os tons claros e suaves para criar a sensação de amplitude e iluminar o ambiente.
Segurança
Em uma fase de tantas descobertas, cuidado nunca é pouco ao pensar em um quarto para crianças. Por isso, manter tomadas\fios devidamente protegidos são essenciais para diminuir o risco de acidentes. Ter cuidado com objetos de vidro e\ou pontiagudos também é necessário: nesse ponto, é válido o uso de protetores de quinas; dando segurança aos filhos e tranquilidade aos pais.
Ouvir a criança
Assim como em todo projeto, a criança, principal cliente do cômodo, deve ter sua opinião respeitada e considerada. Conhecer o pequeno usuário é o caminho para um quarto que atenda suas atividades e traduza sua personalidade.
Exemplificando: se seu filho ama desenhar, deve-se dar atenção redobrada a um espaço com mesa adequada e próxima à luz natural.
Pensar no futuro
Nem sempre é interessante decorar o quarto do seu filho com todos os temas do interesse dele – eventualmente, ele vai crescer e talvez perder o fascínio por tal personagem. Criar ambientes simples, que não percam o lúdico e estejam aptos a “mudar de fase” é a medida certa a ser buscada. Uma boa dica é o uso de nichos e baús: são ótimos para organizar brinquedos e são versáteis para diversos usos, além de economizarem espaço.
Pensa em reformar um quarto para seu filho? Venha fazer um orçamento conosco clicando aqui!
Comments