POSTS RECENTES
Please reload

Como jardins verticais podem melhorar o ambiente de trabalho?

26 Jan 2018

Os jardins suspensos ou verticais, podem ser considerados essenciais para qualquer ambiente interno, não só pela beleza que proporcionam ao espaço, mas também pelo conforto térmico e psicológico. Se bem projetados, são capazes de impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas, de forma econômica e sustentável.

 

 

Em um espaço de trabalho, especificamente, um jardim pode favorecer a produção dos funcionários, já que a natureza e o verde reforçam a vida no interior da edificação, proporcionando uma maior permanência das pessoas no espaço, além de manter o ar mais limpo e fresco.

 

Um estudo feito pela Universidade de Queensland, na Austrália, constatou que um escritório com vegetação ativa pode aumentar em até 15% a produtividade de uma equipe. Segundo o pesquisador responsável, plantas ajudam na concentração e aumentam a satisfação do usuário em relação ao ambiente.

 

 

E o que é preciso fazer para ter um jardim no seu espaço de trabalho?

A melhor parte é que não é preciso muito, pois qualquer espaço pode possuir algum tipo de vegetação, desde que seja arejado, de preferência. Também é interessante que sejam cultivadas plantas de meia sombra ou de sombra, já que os jardins verticais estarão em ambientes fechados, sendo possível também cultivar hortas e/ou jardins sensoriais.

 

 

Peperômias e Samambaias são ótimas espécies, pois gostam de sombra, não necessitam de muita água e possuem uma folhagem pendente, integrando-se bem ao conceito visual dos jardins suspensos. Só é importante que as plantas não fiquem expostas ao vento ou ar-condicionado diretos, para que haja a umidade necessária.

 

O material utilizado também pode variar, podendo-se utilizar vasos de madeira, calhas de metal ou garrafas PET. Porém, deve-se atentar para a manutenção em relação a limpeza e desgaste, pois uma mobília de madeira, por exemplo, necessita de uma impermeabilização para garantir maior vida útil.

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

PROCURAR POR TAGS
NOSSAS REDES
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle