Como jardins verticais podem melhorar o ambiente de trabalho?
Os jardins suspensos ou verticais, podem ser considerados essenciais para qualquer ambiente interno, não só pela beleza que proporcionam ao espaço, mas também pelo conforto térmico e psicológico. Se bem projetados, são capazes de impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas, de forma econômica e sustentável.
Em um espaço de trabalho, especificamente, um jardim pode favorecer a produção dos funcionários, já que a natureza e o verde reforçam a vida no interior da edificação, proporcionando uma maior permanência das pessoas no espaço, além de manter o ar mais limpo e fresco.
Um estudo feito pela Universidade de Queensland, na Austrália, constatou que um escritório com vegetação ativa pode aumentar em até 15% a produtividade de uma equipe. Segundo o pesquisador responsável, plantas ajudam na concentração e aumentam a satisfação do usuário em relação ao ambiente.
E o que é preciso fazer para ter um jardim no seu espaço de trabalho?
A melhor parte é que não é preciso muito, pois qualquer espaço pode possuir algum tipo de vegetação, desde que seja arejado, de preferência. Também é interessante que sejam cultivadas plantas de meia sombra ou de sombra, já que os jardins verticais estarão em ambientes fechados, sendo possível também cultivar hortas e/ou jardins sensoriais.
Peperômias e Samambaias são ótimas espécies, pois gostam de sombra, não necessitam de muita água e possuem uma folhagem pendente, integrando-se bem ao conceito visual dos jardins suspensos. Só é importante que as plantas não fiquem expostas ao vento ou ar-condicionado diretos, para que haja a umidade necessária.
O material utilizado também pode variar, podendo-se utilizar vasos de madeira, calhas de metal ou garrafas PET. Porém, deve-se atentar para a manutenção em relação a limpeza e desgaste, pois uma mobília de madeira, por exemplo, necessita de uma impermeabilização para garantir maior vida útil.
Comments