POSTS RECENTES
Please reload

5 benefícios de utilizar gesso em casa

19 Feb 2018

O Brasil é o maior produtor de gesso da América do Sul, sendo o polo gesseiro de Pernambuco, localizado no Sertão do Araripe, o responsável por 97% da produção do País. Entretanto, atualmente seu consumo per capta no Brasil é muito pequeno se comparado ao de países mais desenvolvidos, como Canadá e Estados Unidos.

 

Isso se deve à visão dos brasileiros de que trata-se de um material frágil que quebra com facilidade e se dissolve em contato com a água. Porém, graças aos avanços tecnológicos, novas formas de garantir a proteção do gesso em ambientes úmidos têm sido desenvolvidas, com o uso de tintas époxi ou 100% acrílicas, por exemplo. Assim, vem sendo possível usufruir cada vez mais dos seus benefícios.

 

 

1. PRATICIDADE

 

Na Construção Civil, a estrutura de casas e edifícios podem contar com paredes feitas com blocos de gesso que proporcionam uma economia de até 20% e oferecem resistência equiparável à alvenaria de tijolos cerâmicos e de cimento. Além de vantagens como a diminuição no peso estrutural da edificação, redução de insumos, diminuição das etapas de construção, tecnologia sustentável e do tempo total para recebimento do acabamento final.

 

 

2. ILUMINAÇÃO
Umas das funções mais utilizados do gesso atualmente é a aplicação do gesso para a iluminação embutida. Esse tipo de iluminação tende a não ofuscar, nem a aquecer tanto como as luzes mais convencionais, e permite a utilização de diversas formas, sendo elas luzes direcionadas a um objeto, personalizadas ou levando a iluminação à um ambiente. Para a instalação desse método é necessário o rebaixamento do teto em pelo menos 15 cm, distância mínima adequada para a instalação das luzes.

 

Outra aposta são as sancas, que funcionam como molduras para teto e paredes, e trazem elegância e conforto visual, principalmente quando aliadas a uma boa iluminação indireta, a qual pode ser aplicada em qualquer parte da casa sem o prejuízo de quebrar parede.

 

 

3. DECORAÇÃO

 

O gesso também marca presença quando falamos de decoração para interiores. Sua característica de maleabilidade permite a fabricação de placas 3D, de baixo custo e fácil aplicação, que proporcionam movimentação e sofisticação ao ambiente.

 

Outra tendência que vem ganhando cada vez mais espaço são os nichos em paredes por serem práticos e funcionais. No lugar de serem feitos em paredes de alvenaria, utiliza-se em paredes de gesso projetadas para tal finalidade, diminuindo o trabalho e a sujeira sem perder a resistência, já que o peso é distribuído, não prejudicando a estrutura.

 

 

4. CONFORTO ACÚSTICO E TÉRMICO

 

Uma ótima utilização do gesso são as paredes de drywall, compostas por uma estrutura de gesso acartonado, aço galvanizado e papel cartão. Devido à presença de enchimento entre as placas, seja de lã de vidro ou colchões de ar, o ambiente ganha um excelente isolamento acústico e térmico. Além disso, é considerada uma tecnologia limpa, por não utilizar água e gerar menos resíduos na obra.

 

 

5. DIVIDIR E INTEGRAR

 

Por ser um material de fácil manuseio, aplicação e remoção, as placas de gesso são bastante úteis para unir ou separar ambientes, dando mais ampliação ou privacidade, sem causar grande desordem ou prejudicar a estrutura da edificação.

 

 

 

Gostou? Pensa em utilizar gesso na sua casa? Entre em contato conosco!

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

PROCURAR POR TAGS
NOSSAS REDES
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle