POSTS RECENTES
Please reload

A importância da arquitetura em escolas

7 Mar 2018

A  qualidade da arquitetura em escolas influencia completamente o desenvolvimento dos alunos. Por ser o primeiro espaço fora da esfera familiar, é o lugar fundamental na educação e aprendizado desde cedo, onde boa parte do conhecimento humano é construído por meio de interações com o ambiente e com outras pessoas.

 

 

Por este motivo, é de suma importância que o espaço, arquitetonicamente, seja capaz de estimular o aprendizado e as relações sociais, sendo possível atingir isso por meio de alguns conceitos humanizadores aplicados ao projeto de arquitetura.

 

ACOLHIMENTO

A escola não deve ser uma ruptura da esfera casual e familiar, e sim uma continuidade no que diz respeito ao crescimento pessoal. Assim, é preciso que o lugar apresente um espaço inicial (sala, antessala, recepção) acolhedor, que conforte o aluno no primeiro momento em que ele se encontrar na escola, utilizando, em sua arquitetura, cores, formas e mobiliários convidativos.

 

 

COMPLEXIDADE

Os ambientes devem ser complexos, de forma que contemplem diferentes experiências e atividades realizadas, como espaços para atividades físicas, espaços abertos, espaços internos para estudo, entre outros. Esse conceito é essencial para ir de encontro a monotonia arquitetônica e obter espaços ricos, contrastantes, integrados, com cores e texturas, que estimulam os diversos perfis, sensações e potencialidades de cada aluno.

 

 

TRANSPARÊNCIA

Esse conceito é fundamental para transmitir a ideia de uma escola transparente e visível, onde o conhecimento deve ser visto e estimulado no seu interior. Para atingir isso, é importante focar na relação interior x exterior dos ambientes por meio de grandes janelas, aberturas e elementos vazados, como o cobogó, capazes de integrar visualmente salas de aula com pátios recreativos, por exemplo.

 

 

SUSTENTABILIDADE

É significativo criar uma atmosfera sustentável e viva com espaços integrados a natureza e utilizando, se possível, materiais recicláveis e/ou renováveis no projeto, bem como sistemas de reaproveitamento de água e energia solar. Além disso, buscar a realização de atividades que levem o cuidado com o meio ambiente aos alunos, criando espaços para o cultivo de hortaliças e reciclagem, por exemplo.

 

 

Gostou do conteúdo? O que acha de melhorar a arquitetura da sua escola? Entre em contato conosco!

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

PROCURAR POR TAGS
NOSSAS REDES
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle