POSTS RECENTES
Please reload

AMBIENTE DE TRABALHO: Como estimular as ideias e a concentração

30 Aug 2017

Empresas que possuem alta quantidade de mão de obra e ambientes de trabalho mal projetados não aproveitam bem os seus funcionários. Alguns dos empresários mais influentes do mundo têm percebido que o retorno produtivo é superior quando as áreas de trabalho são mais confortáveis.

 

Em empresas que demandam criatividade de seus funcionários, é necessário criar um espaço que os permitam se sentirem seguros e bem amparados para poderem inovar.

 

A utilização de cores para incentivar a criatividade e produção é atrelada a psicologia e ao comportamento humano. Cores de tonalidade mais serenas como verde, azul ou até mesmo o amarelo favorecem a criatividade e a disposição de trabalho pois, aumentam nossa capacidade de concentração e nos acalmam, o vermelho, ao contrário, nos remete a sentimentos mais agressivos e causa, em nós, uma tendência a distrações.

 

 

Outro fator importante é o controle da luz do ambiente. O ideal é que a intensidade da luz no ambiente seja em torno de 500 lux, essa medida corresponde ao nascer do sol em um dia sem nuvens. O excesso de luz em um ambiente pode ocasionar ansiedade nos funcionários e a falta dela, sonolência.

 

Evidentemente, a iluminação e a ventilação naturais deverão ser privilegiadas nos projetos, pois atrelada à presença de vegetação, purificam o ar e geram locais de trabalho mais saudáveis.

 

Por fim, a altura do pé direito pode impactar diretamente na criatividade, segundo uma pesquisa realizada no ano de 2007, quanto maior o espaço acima de nossas cabeças maior será nossa criatividade sensação de liberdade, caso queira um efeito produtivo maior é necessário diminuir essa altura.

 

 

Recapitulando , os fatores para os quais se deve atentar são: 

 

  • Cores estimulantes;

  • Luz e ventilação naturais;

  • Pé direito do ambiente.

 

Para aumentar a produção e criatividade na empresa, compor espaços diferentes que visam o bem-estar do funcionário e o incentive a trabalhar, é fundamental. Buscar um ambiente ideal é uma tarefa difícil que demanda tempo e estudo mas vale a pena, é o que se conclui da experiência de grandes empresas como Google, Apple e Facebook e que também pode ser aplicada a pequenas empresas, inclusive à sua!

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui para não perder nenhuma postagem!

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

PROCURAR POR TAGS
NOSSAS REDES
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle