top of page

Catedral de Notre-Dame: por trás do incêndio

Na última segunda-feira (15/04) nós vimos em choque queimar a famosa Catedral de Notre-Dame de Paris, um marco da arquitetura gótica francesa. Mas por que a Notre-Dame é tão importante?

Localizada no coração da Ilha de la Cité, em Paris, a Catedral de Notre-Dame é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, sua construção durou mais de 170 anos (entre os séculos XII e XIV), e foi palco da coroação de Napoleão Bonaparte, o primeiro imperador da França. A Catedral também é o receptáculo de relíquias sagradas, como fragmentos da coroa de espinhos que Cristo usou na sua crucificação; além de ser cenário da obra prima de Victor Hugo, o livro de O Corcunda de Notre-Dame. Mas o que o movimento gótico tem a ver com todo esse imaginário por trás da catedral?

A arquitetura gótica resumia a busca da Idade Média pela aproximação do homem, terreno, com Deus, o divino; antes acreditava-se que quanto mais alto o templo, mais perto os fiéis estariam de Deus; e para construir templos assim foi preciso muito tempo e novas técnicas construtivas.

Um dos grandes feitos do gótico que permitiu que a Notre-Dame alcançasse essa verticalidade e leveza pela qual é conhecida, foi o uso de arcobotantes e contrafortes, que são basicamente uma estrutura externa que servem para escorar as paredes, eliminando sua função estrutural e possibilitando que fossem cheias de vitrais que permitiam a passagem abundante e natural da luz divina. Além disso, os vitrais, de formato ogival, apresentavam uma altura bem maior que a largura, enfatizando a verticalidade do templo, sendo um dos elementos mais reconhecidos da arquitetura gótica.

Mas o que o incêndio destruiu? Iniciado às 18h50, horário local, o incêndio só foi extinto nove horas depois e destruiu a torre mais alta (flecha) e parte da abóbada. Mas as boas notícias são que grande parte da estrutura foi preservada e que os elementos sagrados não sofreram danos pelo fogo. Os especialistas ainda vão avaliar com mais precisão os danos causados pela fumaça e pelo calor, inclusive nos grandes vitrais da catedral. Por sorte, 16 das estátuas existentes tinham sido retiradas alguns dias antes, para restauro. A ONU já se prontificou para ajudar o governo francês com a reconstrução e já foram recolhidas várias doações milionárias. Para o restauro vão ser utilizadas diversas reconstruções em 3D, inclusive a do jogo Assassin's creed: Unity Notre Dame Edition, que contou com diversos historiadores para fazer a reprodução o mais fidedigna possível.

FOGO, perigo para os monumentos históricos: na mesma hora em que a Catedral de Notre-Dame, em Paris, ardia em chamas, a mesquita Al-Aqsa, o terceiro monumento mais sagrado para o Islã, em Jerusalém, também foi atingida por um incêndio acidental. Ele foi controlado rapidamente mas ainda estão fazendo as avaliações dos danos. Vale também lembrar do incêndio que ocorreu há sete meses no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, que resultou em imensa perda histórica.

Para saber mais, você pode ler o nosso blog sobre Prevenção e Combate a Incêndio.


POSTS RECENTES
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
NOSSAS REDES
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page