REVISÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Nos últimos 15 anos, os equipamentos domésticos se multiplicaram, mas poucos atualizaram a infraestrutura para suportá-los. Por isso, a maior parte das instalações elétricas residenciais precisa passar por uma revisão elétrica, a fim de ajustar a disponibilidade de energia à necessidade dos moradores do imóvel. Caso contrário, é provável que ocorra uma sobrecarga do sistema, que pode acabar causando um acidente.
E assim, além de proporcionar mais segurança ao usuário e ao patrimônio, o serviço pode também levar a economia na conta de luz, considerando que diminuem-se desperdícios.
Não existe prazo específico para revisar as instalações, no entanto, é recomendado realizá-la a cada cinco ou seis anos. Esse prazo depende do tempo de construção do imóvel, da quantidade de equipamentos utilizados (seguindo a norma brasileira NBR 5410), se houve alguma mudança no consumo de energia sem motivo específico ou se algum equipamento presente no circuito elétrico apresentou falhas. É preciso ressaltar que, nem sempre os danos nas instalações são visíveis; é preciso a contratação de um profissional de qualidade para fazer uma inspeção.
Como fazer uma revisão das instalações elétricas?
1. Analisar o quadro de distribuição
Verificar o número de disjuntores e a potência dos circuitos, além de analisar cada disjuntor individualmente.
2. Inspecionar todo o material elétrico
Qualidade e dimensões seguindo a norma brasileira.
3. Identificar produtos a serem trocados
Após a inspeção, fazer a troca dos materiais danificados que geram perda elétrica.
4. Realizar ensaios
Podemos dividir em duas partes. A inspeção visual e ensaios (testes).
Quais são as normas?
Temos três normas brasileiras muito importantes para o dimensionamento de uma instalação elétrica. São elas:
É de extrema importância seguir todas as normas existentes para um projeto elétrico, pois, é ela que vai garantir a sua segurança, uma vez que além de ajudar a manter seus equipamentos funcionando da melhor maneira possível, também evita a perda de energia nas fiações.
É relevante destacar, de tudo que foi abordado no texto, a atualização das instalações elétricas de acordo com a necessidade do espaço onde se encontram, traz segurança e um alívio no consumo de energia, que pode reduzir até 30% do seu total (se somado à troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED).
Por fim, é interessante estar atento ao tempo de fazer uma revisão nas instalações elétricas.
Precisa de ajuda? Entre em contato conosco, fazemos seu orçamento gratuitamente!