Montessori: pensando espaços para crianças
Criado pela pedagoga Maria Montessori, o Método Montessoriano parte da premissa que cada criança possui um grande potencial, que deve ser explorado, e seu próprio ritmo de crescimento, que deve ser respeitado. Este método prega a liberdade e autonomia das crianças, estimulando a sua independência na realização das tarefas e o desenvolvimento das suas capacidades sensoriais. Desta forma, a criação de espaços adaptados e acessíveis possui um papel primordial para o bom funcionamento desta metodologia.
O método era inicialmente utilizado em escolas, que permitiam que as crianças trabalhassem de forma livre, desenvolvendo assim sua criatividade e demonstrando desde cedo seus talentos e interesses, além do estimulo ao contato com outras crianças e com a natureza.
Por isso, as principais características arquitetônicas nesse tipo de escola eram: salas de aula voltadas para o exterior, áreas de aprendizado ao ar livre, ambientes claros e com luz natural, mobiliário versátil e na escala das crianças, formas esculturais promovendo estímulos táteis e visuais.
Com a popularização do Montessori, as pessoas começaram a aplicá-lo dentro das suas próprias casas, dando mais liberdade para as crianças e modificando também o seu espaço. O quarto da criança deve ter elementos que estimulem sua autonomia, sua criatividade e seus sentidos como o mobiliário acessível, o uso de cores e elementos lúdicos, além de ambientes versáteis, onde possam ser desenvolvidas várias atividades.
Os elementos mais comuns no quarto montessoriano são:
- Cama no chão (que permite que a criança levante e se deite sozinha);
- Espelhos (ajudam no autorreconhecimento da criança);
- Nichos para os brinquedo (ao alcance da criança que pode pegá-los e guardá-los);
- Tapetes (espaço para sentar e brincar, além da experiencia sensorial);
- Barras de apoio (estilo de balé, que dá firmeza para os primeiros passos);
- Cantinho para leitura (onde a criança pode escolher o livro e sentar ou deitar para lê-lo);
- Arara de roupas pequena (onde a criança possui a liberdade de escolher suas próprias roupas).
Além de lúdica e linda, esse tipo de decoração ainda se mostra econômica, já que o mobiliário vai se adequando ao crescimento da criança.
Gostou do estilo montessoriano? Então que tal mudar o quarto do seu filho? Faça um orçamento grátis com a gente!