POSTS RECENTES
Please reload

VARANDA GOURMET: crie seu espaço de lazer

23 Jan 2019

"Eu percebo a varanda gourmet como uma tentativa de trazer um caráter de casa para os apartamentos. Nas casas, costumamos receber grupos de amigos e família em terraços para refeições maiores, pequenas celebrações, etc. Nos apartamentos, além do tamanho diminuto, temos ambientes mais fechados, muitas vezes com ambiência mais fria. É nesse sentido que as varandas gourmets cumprem uma função de permitir encontros e confraternizações que, embora ocorram num apartamento, tem contato direto com área externa, ambiência mais agradável, perspectiva de área aberta e permite um evento mais informal do que um na sala

de jantar, por exemplo.”, Arq. Antonio Neto, do Arquitetura Faz Bem

 

 

            Nos últimos anos vem se propagando a moda da varanda gourmet, tornando-se comum ela ser um requisito em muitos apartamentos. O termo ‘gourmet’ vem do francês e costumava designar um bom conhecedor e apreciador de vinhos e de comidas finas, hoje difundido no Brasil como uma culinária mais requintada e bem apresentável; sendo a varanda gourmet um dos principais lugares da casa, refletindo nossa cultura de receber amigos para partilhar de refeições aconchegantes e divertidas.

            Muita gente acredita que a varanda gourmet é um sonho distante, mas segundo a arquiteta Rafaela Texeira, do Conecta Arquitetura, “[...] levando-se em consideração as dimensões do espaço, o investimento possível e a experiência culinária desejada, qualquer perfil de cliente pode ter uma varanda gourmet projetada com qualidade.”, por isso trouxemos algumas dicas de como fazer sua própria varanda gourmet!

 

 

ESCOLHA DOS MÓVEIS

 

            Uma das partes mais importantes da varanda gourmet é o mobiliário, sobre o qual a arq. Rafaela Texeira diz “[...]O termo gourmet é originalmente associado a culinária, então, o ambiente para ser assim considerado deve, principalmente, estimular experiência gastronômica e, geralmente, reunião de pessoas para fins desta atividade. Assim, podemos concluir que uma varanda gourmet comumente é projetada estando entre as especificações, no mínimo, móveis para repouso – de compactos puffs a confortáveis sofás - e local para serem produzidas e/ou servidas comidas ou bebidas - de simples mesas para servir a espaçosas bancadas gourmet.”. O principal móvel de uma varando gourmet é a bancada de trabalho, tendo espaço para o preparo de alimentos e locais adequados para guardar os utensílios e usar os eletrodomésticos. Disposta a bancada, é preciso que os móveis de repouso sejam organizados de maneira a permitir o bom fluxo do espaço e garantir conforto e aconchego. É preciso lembrar de usar móveis próprios para áreas externas, evitando que desgastem com incidência solar, chuva etc. Para quem tem pouco espaço é bom investir em mesas e bancos dobráveis. Nada de móveis pesados, invista em móveis que permitam fácil arrumação para quando os convidados chegarem facilmente se organizarem com o máximo de conforto e comodidade possível!

 

 

DECORAÇÃO

 

           Uma boa maneira de decorar sua varanda é investir em ladrilhos e pastilhas, que agregar cor ao ambiente e facilitam a limpeza, mas para evitar obras e encarecer o projeto, uma boa alternativa é investir em adesivos de ladrilho hidráulico, que saem bem mais em conta e alegram o ambiente. Também é comum investir em pôsteres e outros adesivos. Outra grande investida é plantar uma horta vertical, as plantas trazem leveza para o ambiente e podem ser usadas no preparo dos alimentos.

 

 

ELETRODOMÉSTICOS

 

          Quando se lida com o preparo de alimentos, é recorrente o uso de eletrodomésticos, por isso é importante que sua varanda tenha pontos de energia para receber grills, churrasqueira, liquidificador ou até mesmo um frigobar. Se sua varanda não tem tomada e você quer evitar quebra de parede e pretende gastar pouco, uma boa alternativa é usar instalações elétricas aparentes.

 

 

           Existem outros elementos importantes para varandas gourmet mais completas,  uma bancada com pia, churrasqueira e até mesmos fechamentos de vidro para a varanda, que possibilitem o uso do espaço em qualquer tempo, mas para isso é preciso contratar profissionais adequados, seja para as instalações como para ambientação. Se você está pensando em fazer uma varanda gourmet, entre em contato conosco e faça o orçamento grátis!

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

PROCURAR POR TAGS
NOSSAS REDES
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle